© 2017 por GRUPO PARADISO. 

August 27, 2018

February 9, 2018

January 31, 2018

Please reload

Posts Recentes

O que é um salão de beleza

July 17, 2017

1/2
Please reload

Posts Em Destaque

Equipe

July 28, 2017

 

 

 

O projeto do seu salão de beleza está lindo e a obra está a todo vapor. Chegou a hora de identificar os profissionais de beleza que irão trabalhar no seu estabelecimento. Este talvez seja o seu maior desafio.

 

Atualmente o mercado dispõe de poucos profissionais de beleza efetivamente qualificados.

Historicamente qualquer um poderia trabalhar como cabeleireiro em um salão de beleza, sem nenhuma comprovação de certificado profissional. Hoje é exigida a comprovação do certificado profissional da equipe, para que o salão de beleza possa obter a certificação da ABNT. Para a obtenção do certificado profissional exige-se inclusive o ensino médio.

 

Nos EUA é exigida uma licença do governo, que deve ser renovada anualmente,  para que o profissional possa atuar como cabeleireiro. Existem várias escolas de cabeleireiro, porém a obtenção desta licença é proferida pelo governo, após aprovação de uma prova teórica. Dependendo do estado, também poderá ser aplicada uma prova prática.

 

No mercado brasileiro existem muitas escolas de cabeleireiro. A mais premiada é o Instituto

L´Oréal, considerada a melhor escola de beleza do Brasil.

 

Porém não basta o profissional ter uma qualificação. A reciclagem é fundamental. Leve em consideração que a indústria de cosméticos é uma máquina de lançamentos. Todos os meses novos produtos são lançados, novos serviços são oferecidos. Costumo dizer que todo profissional de beleza está condenado a se atualizar mensalmente, para que não passe pelo incomodo de descobrir um lançamento através da cliente.

 

Tenha em mente que o sucesso do seu salão de beleza está ligado ao treinamento e reciclagem dos profissionais de beleza que trabalham no seu estabelecimento. Certa vez, durante uma palestra minha, escutei de um dono de salão: “Eu não treino mais a minha equipe, pois depois todos os profissionais saem do meu salão e vão trabalhar no meu concorrente”. Eu prontamente respondi: ”É melhor você treinar a equipe e perdê-la, do que não treiná-la e ela querer ficar.” Faça da sua empresa uma organização de aprendizado contínuo.

 

As indústrias de cosméticos são verdadeiros parceiros na reciclagem de profissionais. Opte por uma marca que possa lhe oferecer a educação como um dos principais benefícios para a equipe d seu salão de beleza.

 

Manter uma equipe unida e motivada é outro grande desafio. Cada um tem seus problemas pessoais, sonhos distintos, projetos de vida, enfim, são indivíduos. O dono do estabelecimento ou gerente de ser um grande parceiro, demonstrando para a equipe que está ali para ajudá-los a realizar seus sonhos.

 

Certa vez troquei a gerente de um salão que eu tinha. Neste salão, entre profissionais e funcionários, trabalhavam 70 pessoas. A gerente tinha então um grande desafio de sensibilizar 70 pessoas para os objetivos que ela almejava alcançar a para os quais dependia 100% da equipe. Ela então convocou uma reunião geral com toda a equipe. No dia da reunião ela distribuiu várias revistas para a equipe e pediu que recortasse da revista aquilo que cada um tinha como sonho de vida. Feito isso, cada um deveria então mostrar aos demais a imagem que havia recortado e explicar qual era o seu sonho. Acho que nunca vi tanta gente chorando junto de emoção. Foi uma experiência única ver cada um abrir seu coração e compartilhar com a equipe algo tão íntimo. Após o depoimento de cada um, a gerente tomou a palavra de disse para a equipe que a missão dela era ajudar cada um a concretizar o seu sonho. Para isso ela não mediria esforços!

 

DICAS

 

- Elogie sempre o trabalho executado! Essa é uma boa maneira de manter a sua equipe

   motivada.

 

- Sim, é permitido errar, porém aponte os erros cometidos e permita que a  equipe apresente

   possíveis soluções para o problema.

 

- Realize reuniões periódicas com toda a equipe. As reuniões são excelentes oportunidades para

  alinhar necessidades e expectativas suas e da equipe, além de apresentar as novidades futuras

  para a equipe.

 

A motivação é consequência de um bom trabalho de gestão executado por um líder que compartilha a sua visão com a equipe e ajuda na realização do sonho de cada um.

 

O salão de beleza deve ser reconhecido pela equipe,  como um facilitador na realização de sonhos de cada profissional.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga