top of page
  • Sheila Duarte

MEU CABELO ESTÁ CAINDO ! E AGORA?


Queda de cabelo

Entenda os diferentes tipos de queda e suas causas.

Muita calma nessa hora! Queda de cabelo é assunto sério, mas na grande maioria das vezes tem solução. Para entender a queda, é preciso saber que os cabelos têm algo, como uma vida útil, ou seja, eles caem na maior parte das vezes porque o ciclo de vida deles é curto. Isso quer dizer, que podemos perder de 60 a 100 fios todos os dias, enquanto outros vão crescendo num outro ritmo.

Se a duração da fase de repouso do cabelo (telógena) aumentar em relação à fase de crescimento (anágena), ocorre um desequilíbrio, e os fios de cabelo caem em maior quantidade que o normal e se esse ciclo cessar completamente, os cabelos podem não voltar a crescer. As causas desse desequilíbrio são diversas, é preciso saber distinguir os fatores que desencadeiam as quedas passageiras ou as quedas definitivas.

Diferentes tipos de quedas:

As quedas passageiras: são uma perda de cabelo anormal e momentânea, um belo dia a gente percebe que o cabelo está caindo demais. Os fatores mais comuns que desencadeiam a queda momentânea são:

Chega de stress

- estresse psíquico, estar trabalhando demais, preocupações com provas, problemas na família...tudo que influencia no nosso humor e bem estar;

Não exija demais do seu corpo

- estresse físico, quando ficamos doentes, quando exageramos na atividade física, basta colocar o corpo em stress que ele responde com a queda exagerada.

Atenção redobrada com fármacos

- origem medicamentosa, alguns medicamentos influenciam diretamente na queda, alguns anticoagulantes, antitiróideos, antirreumáticos e antimicóticos contribuem bastante para o aparecimento das falhas.

Fique de olho na alimentação

- carência de oligoelementos, quer dizer, se você não está se alimentando bem, seus cabelos sofrem bastante com isso. Capriche nos alimentos ricos em cálcio, manganês, zinco e ferro.

Na gravidez e lactação

As modificações mais ou menos intensas das taxas de hormônios femininos induzem um estado de repouso nos folículos, ou seja, eles caem e não nascem com a frequência normal. Ah, não se preocupe, após esse período mágico tudo volta ao normal.

As quedas definitivas - explicam-se por uma atrofia da papila dérmica, quer dizer que, alguma coisa está impedindo que seu cabelo cresça. Suas causas podem ser múltiplas:

- infecções bacterianas ou micóticas do couro cabeludo;

- afecções dermatológicas como a psoríase;

Alopecia androgenética - a mais comum é a calvície.

A calvície é mais comum em homens do que em mulheres. Uma das principais causas da calvície nos homens é quando o hormônio masculino testosterona é convertido para dihidrotestosterona (DHT). Este age no folículo capilar reduzindo a produção de cabelo e produzindo fios mais finos e mais fracos, contribuindo para que a produção nos folículos cesse. A denominação deste tipo de calvície é alopecia androgenética ou calvície de padrão masculino. Não só por questões hormonais, como também a condição hereditária, contribuem para o aparecimento deste tipo de calvície, caracterizada pela queda de cabelo nas áreas frontais e na coroa do couro cabeludo.

40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page