top of page
  • Foto do escritorRichard Klevenhusen

Salão de Beleza - Um pouco de história


A profissão de cabeleireiro é seguramente uma das mais antigas no mundo. É comum encontrar navalhas, pentes e acessórios entre achados arqueológicos. O surgimento de espaços destinados ao corte de cabelo nasceu apenas na Grécia antiga, em locais públicos, chamados na época de “koureias”. Curiosamente estes espaços eram destinados apenas ao público masculino.

Com o avanço da moda, penteados e perucas, surgiram os primeiros cabeleireiros de celebridades. O primeiro espaço feminino conhecido foi o “Champagne”, em Paris, inaugurado em 1635, destinado exclusivamente às mulheres ricas da corte.

Com a evolução dos produtos cosméticos, como coloração e permanente, as mulheres buscaram cada vez mais os serviços em salões de beleza, deixando de lado o uso de ferro quente nos cabelos e outros artifícios. A criação da primeira coloração permanente deve-se a Eugène Schueller, fundador da L´Oréal, no início do século XX.

Quem olha para um salão de beleza não imagina o trabalho que existe por trás desta empresa. Sim, empresa! Como qualquer outro negócio, um salão de beleza necessita de uma boa gestão, uma equipe de profissionais bem treinada, ações de marketing, entre outros.

Já fui questionado no passado com a seguinte pergunta: “Qual o custo que existe para cortar um cabelo? Deve ser quase 100% de lucro ....”. Esta é a impressão que muitas pessoas ainda têm do negócio chamado “salão de beleza” no Brasil.

Nos últimos anos o mercado de salão de beleza evoluiu muito na sua formalização. O SEBRAE criou em 2011 uma Coordenação Nacional para a área de beleza e vem desde então desenvolvendo um maravilhoso trabalho para o setor. A profissão de beleza foi reconhecida no Brasil em 18 de janeiro de 2012, através da Lei 12.592 ( Anexo I ). Já foram publicadas 3 Normas Técnicas pela ABNT em 2015. O Projeto de Lei 5230 – Salão Parceiro & Profissional Parceiro, de autoria do Deputado federal Ricardo Izar, foi sancionado em 2016, regulamentando a relação de trabalho entre o salão de beleza e o profissional de beleza. Enfim, muitas boas notícias para o setor de beleza.

6.367 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page