top of page
  • Foto do escritorRichard Klevenhusen

As instituições do Setor de Beleza


José Augusto Nascimento ( Presidente ABSB ), Richard Klevenhusen ( Grupo Paradiso ), Andrezza Torres e Ana Clévia Guerreiro ( SEBRAE ), Marcio Michelasi ( Presidente Pró-Beleza ).

ABSB

Criada em 2009, após o Fórum dos Líderes de Salões de Beleza promovido pela L´Oréal, a Associação Brasileira de Salões de Beleza tem como missão “Apoiar no fortalecimento, coordenação e promoção do desenvolvimento sustentável dos empreendedores, proprietários e parceiros de institutos e salões de beleza brasileiros”.

Podemos citar como um grande trabalho da ABSB a governança na aprovação da Lei do Salão Parceiro, 13.352, que regulamentou a relação de trabalho entre os Institutos e Salões de Beleza com os profissionais de beleza no Brasil.

Sediada na cidade de Campinas, a ABSB também divulga dados do setor de salões de beleza.

É muito importante você se associar à ABSB para receber regularmente as informações do mercado, bem como participar dos eventos promovidas por ela.

Para entrar em contato com a ABSB, basta acessar o site www.saloesbrasil.com.br.

SEBRAE

O SEBRAE tem a missão de “Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo, para fortalecer a economia nacional.”

Em 2011 o SEBRAE criou a coordenação da área da beleza. Um dos primeiros trabalhos foi a coordenação da elaboração das Normas Técnicas para Salões de Beleza, cujas publicações iniciaram em 2014. Atualmente o SEBRAE promove o desenvolvimento do setor de beleza através de reuniões específicas do setor, bem como o apoio aos salões de beleza em todo o Brasil, através de suas unidades regionais.

O papel do SEBRAE na normatização e regulamentação do setor de beleza foi fundamental. Costumo dizer que a história do setor de beleza no Brasil divide-se em duas épocas: antes e depois da atuação do SEBRAE no setor de beleza.

Para entrar em contato com o SEBRAE, basta acessar o site www.sebrae.com.br ou pelo telefone 08005700800.

INTERCOIFFURE

A INTERCOIFFURE – Associação Internacional de Mestres Cabeleireiros - é uma Entidade de prestígio, fundada em 1925, em Zurique, por um seleto grupo de cabeleireiros da Suíça, Alemanha, Grã-Bretanha, Áustria, Hungria, Dinamarca e Espanha. Desde 1930 sua sede é em Paris, onde funciona a charmosa "Casa das Nações", ponto de encontro dos membros do mundo todo. Reunindo os grandes Mestres Cabeleireiros que mais se destacam no mundo da beleza e da moda, a INTERCOIFFURE, hoje, está presente em 56 países, tendo mais de 12 mil seletos salões de beleza associados.

SINDICATOS

Sindicato é uma agremiação fundada para a defesa comum dos interesses de seus aderentes. Os tipos mais comuns de sindicatos são os representantes de categorias profissionais, conhecidos como sindicatos laborais ou de trabalhadores, e de classes econômicas, conhecidos como sindicatos patronais ou empresariais.

Os sindicatos têm a função de representar os interesses de sua categoria.

Muito importante que os profissionais de beleza e empresários estejam filiados ao sindicato de sua cidade, como o Pro-Beleza ( Laboral SP ), Sinbel ( Patronal RJ ), entre outros.

105 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page