top of page
  • Foto do escritorRichard Klevenhusen

Marketing para salão de beleza


MARKETING

Quando questionadas sobre o que é “marketing”, muitas pessoas respondem automaticamente como sendo “publicidade”. Isto é bastante compreensível, pois na condição de consumidores vemos constantemente os comerciais nos meios de comunicação, seja na TV, internet, Outdoor, entre outros. Marketing vai muito além do que apenas a publicidade.

Primeiro importante você saber que esta palavra tem origem inglesa, onde “Market” significa mercado e “marketing “ pode ser traduzido como “mercadologia”.

Segundo o grande mestre de marketing Philip Kotler, esta é a definição dele: “Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro. Ele aponta quais os segmentos que a empresa é capaz de servir melhor e que projeta e promove os produtos e serviços adequados.”

De uma forma mais simples, podemos definir o marketing como sendo o estudo dos 4 P´s . São eles:

Produto ( ou serviço ) : É o que você pretende oferecer para o seu cliente, por exemplo, o corte, a coloração, produtos cosmético.

Preço: É o quanto você pretende cobrar pelos seu serviços ou produtos de revenda no salão de beleza.

Praça: É o local ( cidade, bairro, shopping, etc ... ) onde você pretende abrir o seu salão de beleza.

Promoção ( publicidade ) : São as estratégias que você pretende utilizar para comunicar os seus serviços e produtos.

Antes de você abrir o seu salão de beleza, o estudo dos 4 P´s é fundamental para o sucesso do seu negócio. Afinal, não basta apenas sonhar em abrir o seu próprio salão de beleza. O planejamento é fundamental !

Como fazer?

Vamos analisar juntos como você quer que o seu salão seja, através da análise dos 4 P´s.

PRAÇA

Primeiro defina que público você quer atingir :

- Quer abrir um salão de luxo clientes da classe A/B ? Então procure uma loja / casa em um

bairro nobre ou shopping classe A.

- Quer ter um salão simples e clientes da classe B/C ? Então procure uma loja/casa em um bairro

popular.

PREÇO

Definido o item acima, o preço será uma consequência. Naturalmente o preço do serviço para a classe A/B será mais elevado do que o preço oferecido para a B/C. Importante você efetuar uma pesquisa no bairro onde será aberto o seu salão de beleza, para que haja uma coerência com os preços que as clientes da região estão acostumadas.

PRODUTO

O salão de beleza tem como principal faturamento a prestação de serviços. Em média o faturamento de um salão de beleza corresponde a 90% serviço e 10% revenda de produtos cosméticos e acessórios. Tendo em vista que a prestação de serviços será realizada por profissionais de beleza, é fundamental que estes estejam altamente capacitados e atualizados, independentemente da clientela que irão atender. Não basta inclusive ter uma boa capacitação técnica, o atendimento e comprometimento da equipe também são fundamentais.

PROMOÇÃO / PUBLICIDADE

Definidos os 3 pontos acima, agora é importante comunicar aos moradores da região que o seu salão existe, correto ? Verifique quais os meios mais eficazes de fazer esta comunicação chegar aos moradores da região. Nos últimos anos a mídia social ( Facebook, Instagram, YouTube, entre outros ) e mídia digital ( sites e aplicativos ) cresceram fortemente. Com certeza você precisa estar presente nestes meios de comunicação, pois seguramente a sua clientela está conectada neles. Sugiro inclusive que você ofereça um tratamento gratuito no mês de inauguração, para que as clientes do bairro entrem no seu salão e conheçam o novo espaço.

Efetuadas estas análises, agora você finalmente pode partir para a execução !

Uma dica : pergunte-se sempre por que as clientes devem trocar o salão que elas já frequentam pelo seu !

1.123 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page