top of page
  • Equipe Grupo Paradiso

Grupo Paradiso coordena o 1° Fórum Digital da Beleza no Brasil


1º Fórum Digital da Beleza

O Sebrae/RJ e o Sinbel-RJ, com apoio do Grupo Paradiso e patrocínio da L'Oréal, realizaram, na última segunda-feira, 11 de junho, o 1° Fórum Digital da Beleza, no Centro de Convenções da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. Destinado a donos de salões, o evento abordou as oportunidades digitais para estabelecimentos de beleza, de modo a incrementar o faturamento das empresas do setor.

Ao dar boas-vindas, a presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/RJ, Carla Pinheiro, destacou o importante trabalho dos sindicatos em defesa dos interesses das categorias produtivas do estado e do país e ressaltou a atuação de Esther Gomes, presidente do Sindicato dos Institutos de Beleza e Cabeleireiros de Senhoras do Rio de Janeiro (Sinbel-RJ), como sendo vitoriosa. Carla também falou sobre a gestão dos pequenos negócios. "O Sebrae/RJ apoia a gestão dos negócios, somos parceiros dos empresários. Acredito que a transformação digital é necessária, mas também temos que transformar processos e a gestão, para escalar a empresa para o mundo digital e estamos aqui para ajudar".

Emocionada, a presidente do Sinbel-RJ, Esther Gomes, falou sobre do esforço do sindicato para manter o setor representativo e unido. “Juntos, podemos vencer todos os desafios”. O Superintendente do Ministério do Trabalho no Rio de Janeiro, Adriano Bernardo, destacou a representatividade do sindicato e o trabalho de Esther. "Não deixem de fazer parte da instituição que defende vocês”.

A jornalista Silvana Ramiro foi a mediadora do encontro que contou com cinco palestras: Transformação digital e inovação para pequenos negócios com foco em beleza, com a coordenadora de Higiene e Cosméticos do Sebrae Nacional, Wilsa Sette; ABSB no digital, com o presidente da ABSB - Associação Brasileira de Salões de Beleza, José Augusto Nascimento; O sucesso de seu salão de beleza através da inovação, com o Ceo do grupo Paradiso, Richard Klevenhusen; Transformação digital do mercado profissional - oportunidades e barreiras, com a Diretora de Comunicação & Digital da L'Oréal, Cristina Borges e Novos caminhos da mídia na comunicação digital, com Guto Leon, head de mídia da agência Sa365.

Wilsa Sette apresentou números que demonstram as oportunidades que o meio digital oferece para turbinar os negócios de salões de beleza. Segundo números do Hootsuite (2018), 143 milhões de brasileiros têm celular (68% da população), 139 milhões são usuários de internet (66%) e 130 milhões são usuários ativos de rede sociais (62% dos brasileiros). "Os salões de beleza precisam se apropriar da tecnologia e da transformação digital para se tornarem mais competitivos. Nunca vivemos uma época como esta, com mudanças tão rápidas, uma novidade atrás da outra. A transformação digital é a capacidade de se reinventar constantemente”. José Augusto Nascimento traçou falou sobre as mais recentes conquistas do setor, como a Lei 13.325/2016, que formaliza e divide as receitas do profissional e o salão, e o capítulo do Simples Nacional, que permite o desconto da cota parte do profissional parceiro.

O empresário Richard Klevenhusen garante que, em breve, os salões não terão mais recepções, muito menos recepcionistas. Disse também que os serviços serão marcados por robôs - os chamados ChatBots, que já são uma realidade - e chegou a apresentar a conversa entre dois robôs durante a marcação de um corte de cabelo. Um robô era responsável por solicitar a marcação, representando uma cliente, e outro fazendo o agendamento pelo salão. Os pagamentos serão feitos por meio de aplicativos, o que já acontecem em várias grandes empresas do setor varejista, mesmo no Brasil. A L'Oréal apresentou sua plataforma Segredos de Salão, primeira de conteúdo sobre beleza feita por profissionais para consumidoras. Cristina Borges afirmou: "Essa plataforma traz visibilidade para os salões e empreendedores. Trata-se de uma cocriação com mais de 200 profissionais, que ainda oferece, segundo ela, o maior localizador de salões do Brasil. A transformação digital traz infinitas possibilidades para gerar mais negócio para seu salão através do relacionamento com seus clientes", garante.

“O mercado de Realidade Virtual já movimenta dois bilhões de dólares por ano. 86% dos telefones vendidos possuem tela sensível ao toque. Em 2017, 40 milhões de americanos interagiram com assistentes de voz. Em média, o brasileiro interagem com o seu celular 86 vezes por dia. A internet trouxe um novo elemento na lógica de consumo. E a mobilidade traz novos momentos nesta lógica. O consumidor quer obter o que quer, na hora que quiser. E os meios são digitais”, disse Guto Leon, head de mídia da agência SA365. Ele também apresentou um plano de comunicação digital para os MPE presentes, lembrando que o maior pecado digital é manter um site, um blog ou qualquer mídia digital como um cemitério, sem postagens. Ele pontuou, ainda, que jamais, em hipótese alguma, deve-se misturar postagens profissionais e pessoais.

Debate – Após as cinco palestras, a jornalista Silvana Ramiro mediou um debate entre os participantes, aberto às perguntas da plateia. Discutiu-se uma série de temas, como a atuação do profissional liberal nas redes sociais, o trabalho do Sebrae no setor de beleza, se é preciso obter autorização do cliente para postar o resultado de seu corte de cabelo (sempre que possível sim), questões jurídicas do setor, marketing pessoal e muito mais. Ao final do debate, foram sorteados inúmeros brindes, entre os quais produtos da L’Oréal, vídeos instrutivos do Sebrae, cursos e muito mais.

O evento contou também com a presença do diretor de Produtos e Atendimento do Sebrae/RJ, Armando Clemente, entre outros convidados.

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page