top of page
  • Foto do escritorRichard Klevenhusen

Sustentabilidade em salões de beleza


“Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.”

Esta é a definição da palavra “sustentabilidade” que encontramos hoje em diversos sites na internet.

Este tema ainda é muito embrionário para os salões de beleza.

Não existe ainda uma Norma Técnica publicada especificamente para o setor e alguns salões buscam iniciativas próprias.

A reciclagem de resíduos é um tema muito procurado por salões de beleza. Caso você opte em tomar esta iniciativa no seu salão, lembre-se que não basta separar os resíduos no seu estabelecimento. Ao serem recolhidos, os mesmos precisam continuar separados.

Importante você considerar 4 pontos a serem trabalhados :

1. Local de armazenamento

Verifique a quantidade de materiais gerados por seu salão de beleza. Após essa avaliação, escolha o espaço para seu armazenamento e fluxo de descarte pela equipe. Posteriormente será preciso definir quantos coletores serão colocados e seu modelo.

2. Treinamento a equipe

Importante sensibilizar a equipe sobre a importância desta iniciativa, bem como sobre o descarte correto dos resíduos.

3. Recolhimento

Verifique se no seu município existem “Postos de Entrega Voluntária ( PEVs) ou se a prefeitura dispõe do serviço de coleta seletiva, para o correto descarte destes resíduos. Muitos salões buscam possibilitar a entrada de luz natural no ambiente. Esta medida é muito apreciada pelos coloristas, pois possibilita uma correta análise da cor do cabelo, antes e após a realização de um serviço de coloração.

4. Inclusão social

Muitas pessoas irão trabalhar no seu salão de beleza. Verifique com carinho sobre a possibilidade de esta ser a primeira oportunidade de trabalho para aqueles que muitas vezes não são devidamente valorizados e reconhecidos pelo mercado de trabalho. Seja um exemplo para a sociedade.

97 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page