top of page
  • Foto do escritorRichard Klevenhusen

Antes de abrir a sua empresa de varejo.


Existe um velho ditado que diz: “Se você não sabe para onde está indo, como sabe que chegou lá?”.

Você, empreendedor (a), é uma peça fundamental no sucesso do seu negócio, aliás, em qualquer tipo de negócio. Não basta apenas sonhar. É fundamental você planejar o seu negócio e focar em todos os detalhes.

Você encontrará muitas barreiras e pedras ao longo do seu caminho como empresário (a), mas isto não será um privilégio seu, pois faz parte do dia a dia do empreendedor. Planeje suas ações e trabalhe a prevenção. Não espere o problema surgir, mas tente eliminar antes todas as possibilidades dele se manifestar. É como a nossa saúde: se cuidarmos bem do nosso corpo e fizermos exames regularmente, estaremos diminuindo muito o risco de termos “surpresas”, concorda?

Pense no ponto de vista dos seus clientes. Por que eles trocariam o meu concorrente pela minha empresa ? Quais são as vantagens que o meu negócio oferece para os mercado ?

Procure empresários locais, de outro ramo, com os quais você possa elaborar uma parceria interessante para ambos. Seus clientes vão amar encontrar sempre novidades no seu negócio.

Atenção muito especial para a sua equipe. Profissionais bem treinados e motivados é a chave do sucesso. Durante uma palestra, na qual eu defendia o trenamento da equipe, um empresário levantou a mão e disse que era contra o treinamento, pois tinha receio de perder os melhores de sua equipe. Respondi que era melhor treinar e perder alguém da equipe, do que não treinar a equipe e ela querer ficar na empresa.

Lembre-se que não existe espaço para uma empresa informal no Brasil hoje. Monte sua empresa, sabendo que você deverá pagar corretamente os tributos, encargos sociais, etc...

Oriente-se sempre com o seu contador para não cometer equívocos.

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page